Especial Regresso as Aulas: Dormir bem em tempo de aulas

Ola :)

 

Hoje vou falar de algumas dicas para dormirem bem.

Com a chegada do novo ano lectivo chega também o stress, os trabalhos e os testes o que nos deixa cansadas mas faz nos por vezes perder o sono.

Hoje em dia são raras as pessoas que dormem mais de oito horas por dia pois o ritmo elevado não permite mais horas de descanso. E o mesmo acontece connosco deitamos nos tarde e levantamos nos cedo. Por isso a alternativa é em vez de tentarmos dormir mais podemos tentar dormir melhor.

 

 

 

 

Deixo te 4 dicas para conseguires dormir melhor:

  • Dormir com o quarto totalmente escuro

 Os nossos corpos estão adaptados para dormirem na escuridão total, por isso mesmo uma luz muito suave como uma vela ou um pequeno candeeiro é suficiente para perturbar o nosso sono e piorar a qualidade do nosso sono.

 

  • Criar um ambiente tranquilo para dormir bem

 Para melhorares o ambiente onde vais descansar começa por diminuir o barulho o que significa desligar a televisão ou o rádio. Se morares num sitio com muito barulho procura uma forma de disfarçar esses ruídos com uma ventoinha ou sons naturais como as ondas ou a chuva.

A ventoinha é uma óptima aliada pois permite também a circulação do ar fazendo com que o ar fique mais arejado. As condições para um sono perfeito são: ligeiramente fresco e bem ventilado.

 

  • Eliminar os estimulantes
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Um café pode alterar a qualidade do teu sono ate 12h antes de ires dormir. Se és daquelas que precisa de café para se manter acordada, assegura-te que não bebes após as horas de almoço.

A nicotina encontrada no tabaco é outro estimulante que prejudica o sono e não deixa dormir bem portanto se és fumadora aconselho te a deixar de fumar.

O álcool é outro elemento que prejudica bastante o sono apesar de não ser um estimulante. O álcool é diurético, o que significa que aumenta as chances de ficares desidratada durante a noite

 

 

 

  • Exposição solar e exercício físico
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O nosso corpo reage a intensidade da luz, a luz desperta o nosso corpo por isso é que devemos abrir as janelas de manha ou pelo menos acender as luzes, durante o dia precisamos pelo menos de 10 minutos de exposição solar para termos a dose certa de vitamina D. Mas como já dixe em cima a luz é inimiga do sono.

 

O exercício físico é bom para tudo, e como não podia deixar de ser também para dormir melhor. O exercício físico faz melhor de manha ou à tarde, mas se for feito no final do dia,  pode actuar como estimulante para o corpo e assim prejudica o sono.

Antes de dormir podes fazer alguns alongamentos, mas sempre de forma a que não aumentes a temperatura corporal.

 

 

Espero que tenham gostado :)

Beijinhos

 

 

publicado por loversmoda às 09:00 | link do post | comentar